O sorteio da Copa do Mundo 2026 definirá os grupos da competição e os possíveis confrontos da seleção brasileira na fase de grupos do Mundial.
O Brasil saberá, nesta sexta-feira (5), quem serão seus adversários na fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O evento inaugural da competição ocorrerá no Centro de Artes Cênicas John F. Kennedy, em Washington, nos Estados Unidos, a partir das 14h (horário de Brasília).
Esta edição será a primeira na história a contar com 48 equipes, distribuídas em 12 grupos, aumentando assim as possibilidades de confrontos para a seleção brasileira. No entanto, algumas regras deverão ser seguidas durante o sorteio.
As regras para o sorteio da Copa do Mundo 2026
O roteiro para a definição dos grupos foi previamente estabelecido pela Fifa. A primeira etapa do sorteio será destinada à definição dos cabeças de chave. As seleções do pote 1 serão distribuídas nos grupos de A a L. Após essa primeira fase, será realizado o sorteio dos times dos potes 2, 3 e 4, nesta ordem.
É importante destacar que entre os cabeças de chave, México, Canadá e Estados Unidos receberão um tratamento especial devido ao fato de serem os países-sede. Cada um deles será identificado por uma cor distinta durante o sorteio: o México em verde, o Canadá em vermelho e os Estados Unidos em azul.
Após a retirada das bolas correspondentes a essas três seleções, elas serão automaticamente alocadas em posições previamente definidas: México será alocado em A1, Canadá em B1 e Estados Unidos em D1.
- SAIBA MAIS: O Money Times reuniu as recomendações de mais de 20 bancos e corretoras em um conteúdo gratuito e completo para você investir melhor; veja aqui.
Depois da alocação dos anfitriões, será a vez das equipes do pote 1, entre as quais se encontra o Brasil.
A estrutura do chaveamento foi elaborada com a intenção de equilibrar o caminho das principais seleções até as semifinais. Dessa forma, os quatro primeiros colocados do Ranking Mundial Masculino da Fifa — Espanha (1ª posição) e Argentina (2ª posição) — não poderão cair no mesmo lado do chaveamento, assim como França (3ª posição) e Inglaterra (4ª posição).
Ademais, a regra de restrição por confederação permanece válida: nenhuma chave pode incluir duas seleções do mesmo continente, com exceção das seleções europeias, que, contando com 16 representantes, podem ter até duas vezes a mesma nacionalidade por grupo.
Onde assistir ao sorteio da Copa do Mundo 2026
- Data: 5 de dezembro de 2025
- Horário: 14h (horário de Brasília)
- Transmissão: TV Globo (rede aberta), Sportv (rede fechada), Fifa+ (streaming para assinantes), GE TV (YouTube) e CazéTV (YouTube)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: www.moneytimes.com.br

