Aumento na Produção de Petróleo da Venezuela
A petrolífera estatal venezuelana PDVSA reverteu a maior parte dos cortes de produção que havia imposto em seus próprios campos de petróleo e joint ventures na Faixa do Orinoco, a principal região produtora de petróleo do país. Como resultado, a produção total da Venezuela alcançou aproximadamente 1 milhão de barris por dia (bpd), conforme informado por fontes próximas às operações.
Contexto do Bloqueio Petrolífero
A Venezuela, membro da Opep, foi forçada a reduzir sua produção de petróleo, que é sua principal fonte de receita, devido a um bloqueio petrolífero imposto pelos Estados Unidos em dezembro. Esse bloqueio tinha como objetivo pressionar Nicolás Maduro, que foi capturado no início de janeiro por forças militares norte-americanas. Atualmente, Delcy Rodríguez atua como presidente interina do país sob a supervisão dos Estados Unidos.
Consequências do Bloqueio
O bloqueio dos EUA resultou em milhões de barris de petróleo exportável presos em tanques e embarcações no país, o que obrigou a PDVSA a realizar cortes na produção. Contudo, a empresa começou a reverter essas reduções recentemente, à medida que as exportações voltam a níveis próximos ao normal.
Produção na Faixa do Orinoco
Atualmente, a região do Orinoco está produzindo pouco mais de 500.000 bpd, após aumentos registrados no final de semana em diversos projetos. Essa produção é mais de 100.000 bpd acima dos níveis encontrados no início de janeiro, conforme indicam as fontes.
Licenças de Exportação
No mês passado, as empresas de trading Trafigura e Vitol conseguiram, pela primeira vez, licenças dos EUA para exportar e comercializar milhões de barris de petróleo venezuelano. Essa autorização faz parte de um acordo de fornecimento de US$ 2 bilhões entre Caracas e Washington.
Licenças Gerais Emitidas
O Departamento do Tesouro dos EUA também emitiu, nas últimas semanas, licenças gerais que permitem a empresas americanas exportarem petróleo venezuelano e fornecerem combustível ao país. Essas licenças devem ser seguidas por outras autorizações que irão explorar e permitir a produção de petróleo na Venezuela, de acordo com informações obtidas de fontes separadas.
Impacto das Licenças nas Exportações
As licenças emitidas pelos EUA desempenharam um papel crucial ao desbloquear as exportações, permitindo a liberação de petróleo e combustível que estavam armazenados. Além disso, essas autorizações forneceram os diluentes necessários para o petróleo extrapesado da Venezuela e possibilitaram que a PDVSA aumentasse sua produção, especialmente na Faixa do Orinoco, conforme relataram as fontes.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


