Conversa sobre Comércio e Segurança
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a presidente do México, Claudia Sheinbaum, mantiveram um diálogo na quinta-feira (29) com foco nos temas de comércio e segurança. Esta conversa ocorre em um momento em que ambos os governos se preparam para começarem negociações significativas no decorrer deste ano, relacionadas ao acordo comercial trilateral que envolve também o Canadá.
Detalhes da Conversa
Ambos os líderes classificaram a interação como produtiva. O diálogo se seguiu a uma reunião realizada na quarta-feira (28) em Washington, onde o ministro da Economia de Sheinbaum se reuniu com o representante comercial dos EUA. Este encontro resultou na concordância de iniciar discussões formais sobre possíveis reformas no acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá, conhecido como USMCA.
Em uma postagem em sua rede social, Truth Social, Trump elogiou Sheinbaum, descrevendo-a como uma "líder maravilhosa e extremamente inteligente". Ele também comentou que a conversa foi positiva.
Revisão do Acordo Comercial Trilateral
Segundo as diretrizes do acordo comercial trilateral, que foi negociado durante o primeiro mandato de Trump, os EUA, o México e o Canadá estão programados para iniciar uma revisão conjunta do pacto até 1º de julho. Este prazo assinala a data em que o acordo completará seis anos, servindo como uma oportunidade para confirmar a intenção de renovar o pacto por mais 16 anos ou para implementar modificações.
O USMCA, que substituiu o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) em 2020, é considerado um pilar fundamental da economia mexicana. Ele ajudou o México a evitar a maior parte das tarifas impostas por Trump, considerando que as mercadorias que cumprem as regras de origem podem ser exportadas para os EUA sem a incidência de impostos.
Críticas ao Acordo
Entretanto, Jamieson Greer, o Representante Comercial dos EUA, mencionou que o acordo apresenta "falhas". Em declarações recentes, Trump qualificou o USMCA como "irrelevante" para os Estados Unidos, apesar do fato de que a economia norte-americana é fortemente integrada com a do México e do Canadá.
Acordo sobre Segurança
Embora os presidentes não tenham fornecido detalhes específicos sobre os tópicos relacionados à segurança abordados durante a conversa, Sheinbaum destacou que houve um consenso de que as situações estão se desenvolvendo "muito bem".
Fonte: www.cnnbrasil.com.br


