Primeira-Ministra da Dinamarca alerta: a ordem mundial como a conhecemos chegou ao fim.

Primeira-Ministra da Dinamarca alerta: a ordem mundial como a conhecemos chegou ao fim.

by Patrícia Moreira
0 comentários

Mensagem do Primeiro-Ministro da Groenlândia

O Primeiro-Ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, divulgou uma mensagem desafiadora sobre o futuro da ilha ártica nesta quarta-feira, enquanto a Dinamarca alertou que a ordem mundial como a conhecemos chegou ao fim.

Encontro em Paris

Os líderes políticos se reuniram em um fórum na capital francesa, buscando fortalecer o apoio de aliados europeus. Eles tentaram apresentar uma postura unida em meio às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à Groenlândia.

Declarações da Primeira-Ministra da Dinamarca

"A ordem mundial como a conhecemos, pela qual lutamos nos últimos 80 anos, acabou e não acredito que ela retornará", afirmou a Primeira-Ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, na Universidade Sciences Po, em Paris, segundo a Reuters. Ela enfatizou a importância da unidade entre os EUA e a Europa, afirmando que "a melhor maneira a seguir para os EUA e a Europa é permanecerem juntos… Nós iremos tentar encontrar um caminho a seguir com os EUA. Compartilhamos preocupações sobre a segurança no Ártico. A Rússia não deseja a paz com a Europa", acrescentou Frederiksen.

Segurança no Ártico e a Postura da Groenlândia

Por sua vez, o Primeiro-Ministro Nielsen declarou que o território dinamarquês autônomo concorda que é necessária uma maior vigilância e segurança no Ártico "por causa da maneira como a Rússia está agindo atualmente". No entanto, ele enfatizou que a Groenlândia não se renderá a pressões externas. "O que estamos lidando, como governo, é tentar resistir a influências externas e gerenciar nosso povo que está com medo e apreensivo", disse Nielsen.

Encontro com o Chanceler Alemão

As declarações ocorrem logo após Nielsen e Frederiksen terem realizado conversas com o Chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, em Berlim na terça-feira.

Abertura de Negociações com os EUA

Trump, que há muito tempo defende a aquisição de controle sobre a Groenlândia, declarou na semana passada, em um desenvolvimento inesperado, que havia estabelecido um marco para um futuro acordo relacionado à Groenlândia. O presidente dos EUA não forneceu mais detalhes na ocasião, embora tenha afirmado que as negociações continuariam para alcançar um acordo.

Fonte: www.cnbc.com

As informações apresentadas neste artigo têm caráter educativo e informativo. Não constituem recomendação de compra, venda ou manutenção de ativos financeiros. O mercado de capitais envolve riscos e cada investidor deve avaliar cuidadosamente seus objetivos, perfil e tolerância ao risco antes de tomar decisões. Sempre consulte profissionais qualificados antes de realizar qualquer investimento.

Você pode se interessar

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy