Declarações do Governador Tarcísio de Freitas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos, fez declarações durante um evento realizado na capital paulista na quarta-feira (26). Ele apontou que os altos juros no Brasil são uma consequência dos gastos do governo federal e destacou que o país está “perdendo oportunidades” econômicas.
Riscos Econômicos e Fiscais
Tarcísio descreveu dois riscos principais que afetam o Brasil: fiscal e segurança pública. Ele enfatizou que o risco fiscal é o mais fácil de abordar, pois existem maneiras eficazes para lidar com a situação. Em suas palavras: “Só me lamento pelas oportunidades que o Brasil está perdendo”.
O governador questionou quem poderia estar satisfeito com a taxa de juros elevada e afirmou que isso reflete um governo que gasta de maneira excessiva. Para recuperar o equilíbrio orçamentário, Tarcísio sugeriu a necessidade de rever benefícios tributários e desvincular despesas, o que foi um tema recorrente em seu discurso durante o evento promovido pelo UBS WM.
Ele destacou que, se não ocorrer uma revisão das vinculações de despesas às receitas, o Brasil poderá se encontrar em 2030 discutindo um Orçamento de apenas 3%.
Direção Econômica do País
Em uma avaliação sobre o futuro econômico do Brasil, Tarcísio declarou que o país está seguindo por uma “direção errada”. No entanto, ele expressou otimismo, afirmando que “é fácil acertar” e que ajustes podem ser feitos rapidamente.
Possibilidade de Candidatura à Presidência
Durante o evento, o governador foi indagado sobre a possibilidade de se candidatar ao Palácio do Planalto nas próximas eleições. Ele evitou um posicionamento direto, mencionando outros governadores alinhados à direita e declarou que não possui a ambição de ser o “protagonista” nas eleições de 2026.
Tarcísio ressaltou que o campo político de direita irá apresentar um projeto para o Brasil, fundamentado em pilares liberais que priorizem o trabalho, a emancipação e o empreendedorismo. Ele expressou confiança de que esse grupo se organizará, apresentará suas propostas e vencerá nas próximas eleições, além de afirmar que “a gente vai se livrar do PT”.
O governador destacou que cada um tem um papel a desempenhar e que sua intenção é cumprir bem sua missão, independentemente da posição que ocupar. Em suas palavras: “Quero fazer parte do time, não importa a posição em que eu jogar”. Ele enfatizou ainda o desejo de deixar um país melhor para seus filhos e netos, afastando-se do legado do PT.
Visita ao Ex-Presidente Jair Bolsonaro
Encerrando sua participação no evento, Tarcísio mencionou a intenção de visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, e fez um apelo pela concessão de prisão domiciliar ao ex-mandatário. Ele reforçou sua conexão pessoal com Bolsonaro ao afirmar: “Passei 17 anos da minha vida nas Forças Armadas, e no Exército, você aprende a cuidar da tropa. Tenho um laço com o presidente Bolsonaro que não prescreve”.
Tarcísio expressou a vontade de visitá-lo para oferecer apoio e destacou que está preocupado com a saúde de Bolsonaro, que enfrenta consequências físicas de um atentado sofrido durante a campanha de 2018. Ele notou que o ex-presidente está apresentando sintomas como vômitos e soluços, e questionou por que ele não poderia ter acesso ao mesmo tratamento de prisão domiciliar que foi concedido a outros ex-presidentes.
Como exemplo, Tarcísio citou o caso de Fernando Collor de Mello, que foi transferido para o regime domiciliar em maio deste ano, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitar um pedido de sua defesa, fundamentado em questões de saúde, considerando a idade do ex-presidente, que tem 75 anos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br